- Todas as fotografias são propriedade dos autores, que detêm todos os direitos. O seu uso é proibido sem prévia autorização.
- All photos are propriety from the producers , and they have all copyrights. Downloads are forbidden without previous permission.

06/01/2010



Um português foi o autor da astrofotografia premiada no âmbito do concurso mundial “Noites de Galileu”, do Ano Internacional da Astronomia.

O concurso, que celebrou as primeiras observações do céu com telescópio feitas por Galileu há 400 anos, tinha como objectivo observar os mesmos objectos que o pai da astronomia moderna observou, com os olhos e as técnicas do século XXI.
 O vencedor, Luís Miguel Santo, um engenheiro electrotécnico e astrónomo amador, concentrou-se na nebulosa de Orion, conhecida por ser uma zona próspera na criação de estrelas, ou seja, uma espécie de berço de estrelas (zona avermelhada na parte inferior da imagem).
A fotografia foi captada na Atalaia, Montijo, em final de Outubro que, segundo Luís Santo, apesar de não ser uma zona perfeita em termos de poluição luminosa, consegue oferecer as condições necessárias para a observação e atrai muitos astrónomos amadores da região de Lisboa nas noites de céu limpo.
A iniciativa “Noites de Galileu”, que decorreu entre 22 e 24 de Outubro, juntou 90 países de todo o mundo com a realização de mais de 1300 actividades. Em Portugal participaram 18 cidades com 50 iniciativas, o que fez de Portugal um dos participantes mais dinâmicos.

(Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário